Contas no débito automático são uma boa opção?

Uma coisa é fato: os mais esquecidos certamente dirão que sim, já que não é tão legal deixar de pagar uma conta por esquecer de pagar até o dia de vencimento. Contas atrasadas são, de fato, um problema para as suas finanças. Então, com as contas colocadas no débito automático é bem melhor para controlar as finanças.

Para adicionar essa função é muito simples, você só precisa entrar em contato com o seu banco e solicitar esse serviço, ou pode usar o aplicativo do banco para isso. Algo bem simples.

Se o objetivo é simplificar as finanças, nada melhor do que colocar as contas em débito automático. O débito automático é gratuito e você não precisa pagar qualquer tarifa a mais quando for optar por ele. E dessa forma você não irá pagar juros.

Outra vantagem é que se, por algum motivo, houver um atraso do seu boleto ou extravio, não será preciso passar por momentos burocráticos que muitas vezes são a solicitação de uma segunda via e ainda assim não ultrapassará a data do vencimento.

Além disso, existem empresas que oferecem descontos para quem utiliza o débito em conta, ou seja, o valor das suas faturas ainda pode diminuir. Da mesma forma há possibilidade de isenção da taxa adicional do boleto bancário, e enfrentar filas não será mais um problema mensal. Dependendo da política do seu banco, você ainda poderá ganhar pontos de relacionamento ao optar pelo débito automático.

Organização é necessária para utilizar a função

No entanto, é preciso ficar alerta, pois o pagamento automático de contas pode não ser para todos. Para aqueles que não possuem controle financeiro, o débito automático pode se tornar uma desvantagem. É importante lembrar que, quando uma pessoa se inscreve em uma empresa para pagamento automático, isso diz ao banco para aprovar automaticamente as solicitações de retirada de dinheiro para essa empresa.

Os pagamentos são realizados de forma automática e, por isso, é preciso conhecer seu saldo bancário para não correr o risco de cair no cheque especial e acabar tendo que pagar juros altos de empréstimo (uso do crédito automático), mesmo sem ter feito uma solicitação para isso.

Outro tópico importante a considerar é a atenção nas cobranças. Saiba sempre o que e quanto você está pagando. Pois, se houver uma cobrança indevida no meio das faturas habituais, você pagará sem nem ao menos perceber. Por esse motivo, mantenha sua atenção redobrada.

Faça uma análise se a sua fatura possui a mesma quantia a cada mês ou se ela varia. Para contas com o mesmo valor todo mês, use o pagamento automático do banco para manter várias contas em um só lugar. Agora, para contas em que seu saldo é alterado a cada mês, como um cartão de crédito, por exemplo, é melhor efetuar o pagamento por boleto, controlando o saldo da sua conta bancária e ficando em paz com as finanças.

Nossa orientação tem sido sempre, “olhe para seu dinheiro”, o que significa que você saber sobre tudo o que acontece com seus números. E isso inclui, conferir seu extrato bancário mensalmente, as constas que você paga, as faturas do cartão de crédito e seus investimentos também.

Mas, para decidir se essa função é vantajosa para você, organize-se. Quando as contas são pagas em dia, a forma de pagamento mais vantajosa é a que te dá menos trabalho e a que traz maior vantagem.

Caso você queira um acompanhamento personalizado, entre em contato pela página e marque sua consultoria comigo! A primeira reunião é totalmente sem custos para você! Aproveite para receber orientações já na primeira conversa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *