O que dinheiro tem a ver com qualidade de vida?

O que é qualidade de vida para você? Muitas pessoas já ouviram falar sobre isso, mas se pararmos para analisar se trata de um tema que não tem como reduzir a tão poucas palavras. Você já parou para refletir sobre esse assunto? 

Enquanto para alguns qualidade de vida pode significar saúde e estar próximo à família, para outros pode ser ter mais dinheiro, construir patrimônio e poder usufruir de um estilo de vida com mais possibilidades.

Nunca antes precisamos refletir tanto sobre a hierarquia das necessidades humanas. A agitação das grandes metrópoles, as crises de ansiedade e Burnout, tudo isso tem nos levado a pensar a forma como levamos nossas vidas.

A geração atual muda de emprego sem olhar para trás, em busca de mais qualidade de vida, coisa que, algumas gerações atrás era impensável fazer.

Mas o que dinheiro tem a ver com qualidade de vida?

O fato é que qualidade de vida é um conceito amplo, que abrange áreas como lazer, gastronomia, entretenimento, socialização, saúde, educação, segurança pública e uma vida financeira equilibrada. E as pessoas estão cada vez mais buscando isso. 

Um ranking sobre qualidade de vida, divulgado em 2015, mostrou o Brasil ficou em 70º lugar em uma lista com 86 países, onde foi possível descobrir que:

  • 70% dos brasileiros não têm plano de saúde;
  • 80% não se preparam para a aposentadoria;
  • 70% da população não consegue guardar dinheiro;

Isso significa que, mesmo que outros fatores sejam considerados dentro do contexto qualidade de vida, a forma como as pessoas comandam suas vidas financeiras impacta diretamente nos outros fatores, afinal, quem possui dinheiro tem mais acesso ao lazer, à saúde de qualidade, à maior segurança e mais oportunidades.

Ao longo da história da humanidade muitos pensadores e filósofos se debruçaram sobre esse tema e mais recentemente, os estudos também entraram na mira de médicos e psicólogos, que buscam entender como a felicidade pode influenciar a saúde de alguém, além da relação entre dinheiro e felicidade. 

Dinheiro traz felicidade? Sim e não.

Porém, questões como excesso de trabalho, rotinas exaustivas, falta de lazer, sedentarismo, alimentação com excesso de industrializados e as preocupações decorrentes da falta de dinheiro impactam diretamente no nível de qualidade de vida de uma pessoa.

Estatisticamente falando, o brasileiro não se preocupa com o amanhã. 

Uma pesquisa feita pelo Banco Mundial mostrou que apenas 4% da população se preocupa com o futuro. Já outra pesquisa mostrou que cerca de 34% sabem pouco ou nada sobre seus gastos mensais.

Isso se torna um problema em relação à questão da qualidade de vida, afinal, no país muitas pessoas chegam à terceira idade tendo que enfrentar a difícil tarefa de sobreviver com apenas 1 salário mínimo.

A questão é que querendo ou não, o dinheiro proporciona uma série de oportunidades ao atender e satisfazer as nossas expectativas e necessidades, já a falta dele gera angústia.

Dicas para ter mais qualidade de vida

Se você quer ter mais qualidade de vida, a primeira dica é evitar que ele seja um motivo de estresse para você, fazendo dívidas, por exemplo.

Uma vida financeira equilibrada é uma forma de usufruir de uma melhor qualidade de vida proporcionada pelo dinheiro, já que a desorganização financeira afeta diretamente seus níveis de estresse e sua saúde, e por consequência sua felicidade. 

Também é importante investir mais em experiências do que em consumo de produtos.  Já foi estudado o efeito que o momento da compra gera nas pessoas e saiba, é uma felicidade momentânea, que costuma passar tão logo chegamos em casa e pensamos nos outros problemas a serem resolvidos. 

Já as experiências proporcionam que você desfrute de momentos de felicidade que geram memórias que proporcionarão outras sensações de felicidade ao serem acessadas futuramente.

Por fim, é imprescindível para qualquer pessoa que busque mais qualidade de vida entender sobre como o dinheiro funciona: aprender a gerenciá-lo, usá-lo e investi-lo, afinal, quem desenvolve em si a habilidade de viver dentro de suas possibilidades e investir em objetivos possui maiores chances de desfrutar de uma qualidade de vida acima da média.

Quer aprender a fazer o dinheiro trabalhar para você através de um acompanhamento personalizado? Entre em contato pela página e marque sua consultoria comigo! 

A primeira reunião é totalmente sem custos para você! Aproveite para receber orientações já na primeira conversa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *