Finanças pessoais: passo a passo para definir metas e ter um bom planejamento financeiro

Todos nós temos sonhos e objetivos que desejamos realizar um dia. Seja mudar de cidade, comprar o modelo de carro zero, até garantir uma boa aposentadoria para a velhice. Quando nos damos conta da importância do dinheiro nas nossas vidas, percebemos que, sem ele, não seria possível fazer o básico.

Então, é aí que precisamos pensar em como nos organizar e nos planejar para estar sempre com as finanças em dia. Você, provavelmente, já deve achar impossível terminar o mês com alguma quantia sobrando na conta para comprar aquele “mimo” ou curtir a vida um pouco mais. Para muitas pessoas, isso também parece ser um desafio. A verdade, é que a maioria de nós tem tendência a gastar mais do que precisamos sem perceber.

Quer entender melhor sobre como traçar boas metas financeiras? Continue lendo esse passo a passo para descobrir!

Entendendo a importância de definir boas metas

As metas financeiras nada mais são do que as etapas que você deve cumprir para atingir um objetivo maior. Na realização de qualquer sonho que idealizamos para nós, precisamos ter em mente que existem fases intermediárias e pequenas ações a serem executadas diariamente. Conforme você avança em cada uma delas, mais próximo está de atingir seu propósito final.

Se você pensa em realizar uma viagem de cruzeiro com a família no fim de ano por exemplo, as metas para alcançar esse objetivo podem ser fazer escolhas diferentes das atuais. Em bom exemplo pode ser eliminar gastos excessivos com aplicativos de delivery optando por fazer um planejamento familiar para cozinhar as próprias refeições. E todos podem participar fazendo rodízio. E isso pode ser bem divertido e prazeroso!

Na linguagem das finanças pessoais, essas metas vão te orientar na maneira como você ganha ou gasta seu dinheiro, dependendo do objetivo estabelecido. Por isso, possuir metas financeiras bem definidas te ajudam a alcançar esse objetivo final de forma muito mais rápida.

Como ter metas financeiras bem definidas?

Um bom planejamento financeiro, começa reconhecendo o momento que estamos financeiramente. Uma pessoa com uma renda mensal de R$1500, não vai conseguir comprar a casa própria em 2 anos. Separar a realidade do que é fantasia, e analisar o que dá para fazer com a renda atual, também ajuda a se organizar e a se preparar para desafios.

É possível classificar essas metas em curto, longo e médio prazo.

Metas de curto prazo (de 1 a 3 anos): metas definidas para alcançar objetivos menores em pouco espaço de tempo, geralmente com resolução entre alguns meses e três anos.  Podem servir para propósitos mais urgentes, como quitar dívidas ou comprar um presente muito especial.

Aqui também estão incluídas atitudes simples que podemos fazer no dia a dia para diminuir gastos e despesas, como evitar desperdícios, fazer compras com sabedoria, diminuir o consumo de água e energia, etc. São decisões de consumo consciente que, ao longo do tempo, poderão te impulsionar na realização de sonhos maiores.

Metas de médio prazo (de 3 a 5 anos): metas que envolvem a concretização de planos maiores, como uma festa de casamento, reformas na casa ou uma viagem internacional, e são alcançadas em, no máximo, cinco anos.

Pode ser necessário calcular uma estimativa de quanto tal objetivo irá custar para saber quanto precisaremos poupar por mês até juntar a quantia necessária.

Metas de longo prazo (de 5 anos em diante): metas que levam mais tempo e esforço para serem realizadas, exigindo um investimento maior. Podem significar a compra de um apartamento, uma viagem de intercâmbio ou um MBA no exterior. Geralmente têm prazos estipulados acima de cinco anos.

Organizando suas metas

Tendo em mente seu objetivo final e as metas que você precisa alcançar, dentro dos prazos estabelecidos no seu planejamento, é hora de tirar tudo do papel!

Uma dica importante nesse momento é sempre anotar para ter um controle de gastos mais assertivo e efetivo. Outras dicas são, crie planilhas online, analise suas contas com frequência e até mesmo use o tradicional método de dar nome a cada um dos seus investimentos. Isso ajuda na organização e a manter de forma constante seu orçamento em dia!

Se a intenção é melhorar a condição de vida de toda a família, é indispensável que as metas estejam alinhadas com todos os seus membros. Você pode ir pensando em maneiras melhores de enxugar gastos desnecessários e economizar com alguns serviços essenciais. Uma reunião familiar será ótima para conversar sobre esses temas e meios e também de como cada um poderá contribuir para atingir as metas mais rapidamente.

Por último, e não menos importante, é fundamental ter foco e disciplina durante esse processo. A boa execução de um planejamento financeiro nada adianta sem a determinação que nos move rumo aos nossos sonhos.

Agora você já sabe o que são metas financeiras, que elas podem ser de curto, médio e longo prazo, a importância delas para conquista dos seus sonhos e o que fazer para que elas sejam atingidas mais rapidamente.

Antes de finalizar, quero que você saiba que poderá contar com nossa ajuda na conquista de suas metas de modo acelerado. Podemos também ajudar você na elaboração completa do seu planejamento financeiro pessoal.

Aproveite para entrar em contato e agendar agora mesmo uma conversa diretamente comigo. Aproveite para receber as primeiras orientações totalmente sem custos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *