4 Regras de ouro para quem quer terminar o ano no azul

Já passamos da metade do ano e a expectativa para as férias e para a virada de ano começa a chegar. Junto com ela, também algumas preocupações em relação às finanças, afinal, nada melhor que terminar um ano, e começar o outro, com todas as contas em dia e o saldo bancário positivo.

As maiores despesas já começam em novembro, com compras antecipadas de presentes de fim de ano. E terminar o ano no azul acaba sendo um grande desafio para a maioria dos brasileiros. Mas se você deixar algumas questões alinhadas esse processo pode se tornar mais leve e mais fácil.

Evite fazer mais dívidas:

Priorize sair do vermelho ao fazer novos planos que incluem o final do ano e o ano que virá. Não deixe de sonhar ou organizar passeios e férias, ou investir em objetos e reformas da casa, por exemplo. Mas faça isso aumentando o controle financeiro ao mesmo grau de prioridade. Se não é possível viajar 10 dias, viaje 5 dias. Se não dá para fazer uma viagem internacional, faça uma nacional, e assim por diante. Este artigo vai te ajudar a se organizar nessas viagens.

Além disso, é importante evite fazer despesas exageradas a partir de agora, pois compras parceladas de agora em diante, farão você começar o próximo ano com dívidas.

Analise a situação financeira e se organize:

Para começar a se organizar, o primeiro passo é avaliar a situação financeira, fazendo as contas de toda renda que compõe o orçamento, gastos incluindo boletos, alimentação e aluguel.

Depois disso, a famosa planilha de orçamento financeiro pode ajudar bastante, pois fica mais fácil visualizar o quanto pode gastar e em quais momentos. Uma dica é aproveitar algumas ofertas antecipadas, como a Black Friday, usando outros meios de pagamento que não comprometam o cartão de crédito.

Só compre o que cabe no seu bolso:

Faça escolhas inteligentes evitando gastos supérfluos e desnecessários para conseguir economizar. Crie metas para seu orçamento nos próximos meses e verifique se esse é realmente um bom momento para comprar. Lembre-se que com o final de ano chegando, alguns itens também podem ficar mais caros, e talvez seja melhor esperar mais um pouco. Fazer metas para essas aquisições é a melhor opção, aprenda a fazer um planejamento financeiro aqui.

Outro fator que merece atenção é na hora de presentear amigos e familiares no final do ano. Escolha opções ideais para você e selecione quem você realmente precisa presentear. O importante é manter o equilíbrio para não gastar mais do que o orçamento aguenta.

Use o 13º salário com sabedoria:

O décimo terceiro salário é uma alegria para muitos, mas o dinheiro deve ser usado de maneira certa. Esse valor é importante para abater dívidas antigas, contas maiores e mais urgentes, fazendo uma limpa nas dívidas pendentes. Com o que sobrar, pense em formar uma reserva de emergência ou até mesmo investir. Inclusive, temos um material sobre investimentos em fundos imobiliários que pode te ajudar.

Caso você queira um acompanhamento, entre em contato e marque sua consultoria comigo! A primeira reunião é totalmente sem custos para você! Aproveite para receber orientações já na primeira conversa!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *