Os 5 pilares da educação financeira que vão transformar sua vida

Você já ouviu falar ou já aplicou os conhecimentos ensinados na educação financeira? Infelizmente, esse tema não é muito bem trabalhado no Brasil. Bem como, não aprendemos sobre finanças pessoais.

Por outro lado, em alguns países, disciplinas como essa fazem parte da grade curricular obrigatória dos estudantes há tempos.

Seja como for, nesse artigo eu vou te ensinar os 5 pilares básicos da educação financeira que vão te ajudar a prosperar no mundo das finanças e entrar em ação. Continue lendo:

educação-financeira

1º Pilar: “Basta, cansei!”

Primordialmente, você precisa entender que nada vai mudar sem você ter a clareza de que precisa aprender a cuidar melhor do seu dinheiro. Ou seja, isso significa reconhecer e acabar com as crenças e maus hábitos.

2º Pilar: Organização 

Contudo, antes de querer entrar em ação, você também precisa se organizar.

O controle financeiro pessoal pode ser feito à mão (caderno, agenda) ou de forma eletrônica (arquivos em nuvem, Excel, apps). Porém, o importante é que você:

– Conheça exatamente seus números;

– Tenha o domínio de seus dados financeiros;

– Faça escolhas inteligentes;

– Evite jogar dinheiro fora com pagamento de juros;

– Passe a ter dinheiro sobrando todos os meses para investir.

Como resultado dessa disciplina e comprometimento, você terá uma vida financeira saudável e assumirá o controle sobre seu dinheiro, ao invés do contrário.

3º Pilar: Levantamentos  

Eventualmente, é importante que você saiba tudo o que acontece, até os mínimos detalhes. Nesse sentido, é preciso analisar criteriosamente todas as finanças para ter certeza de que seus planos e metas não te farão entrar em inadimplência.

Então, para ter conhecimento dessa realidade você precisa:

  • Ter controle mensal/orçamento;
  • Cartão de crédito (1 ou +);
  • Dívidas (realidade no papel);
  • Investimentos;
  • Quais são os seus sonhos/metas?

educação-financeira

 4º Pilar: Estratégia

Agora que você tem controle de tudo que entra e sai e tem tudo anotado, fica mais fácil identificar os ralos que sugam seu dinheiro.

Nesse sentido, você vai conseguir identificar os erros que estão fazendo sua conta ficar no vermelho e sem dinheiro no fim do mês.

A partir disso, é hora de definir o que precisa ser feito. Ou seja, o conjunto de ações que vão trazer melhorias e levar você na conquista dos seus sonhos!

5º Pilar: Entrar em Ação

E, por fim, você precisa fazer o que é para ser feito. Afinal, não adianta só querer e anotar tudo no papel, mas não agir.

De maneira idêntica, você pode ter a estratégia mais linda do mundo, se você não aplicar, nada vai acontecer.

Um auxílio para você se planejar

Para ajudar os clientes a organizar as contas, poupar, economizar, quitar dívidas e investir, eu desenvolvi o programa Transforme sua Vida Financeira.

Essa é uma chance de colocar as contas em ordem em 30 dias, fazer o dinheiro sobrar no final do mês e começar a investir, independente do quanto você ganha. E ainda com o meu acompanhamento por 4 meses.

Para saber mais e fazer sua inscrição com 60% de desconto, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *