Os 4 maiores ladrões do seu dinheiro

Eis que chega o fim do mês e você não tem nenhum trocado no bolso! Você se depara com esse infortúnio com frequência? Sabe para onde seu dinheiro vai parar todos os meses? Você tem controle das entradas e saídas ou nem sabe onde foi parar o salário?

A verdade é que você está cercado de “ladrões” todos os dias. Aqueles criminosos que levam sua carteira sem alarde em um momento de distração. São hábitos e gastos que comprometem com força o seu orçamento, sem que você perceba.

1 – Uso excessivo do cartão de crédito e cheque especial:

Muitos parcelamentos simultâneos no cartão e uso do cheque especial, como se o limite fizesse parte do orçamento mensal, são situações que só prejudicam suas finanças. Essas dívidas adquiridas através do cartão de crédito ou pelo cheque especial cobram taxas de juros superiores a 10% ao mês, no caso dos cartões de crédito. Em se tratando de cheque (nada) especial, o limite chega a 8% ao mês.

2 – Contas atrasadas:

Seja de 10% ou 1%, pagar contas com atraso significa perder dinheiro. Na sua planilha do planejamento financeiro, coloque as datas de todas as contas. Se elas estão com o pagamento em aberto e se acumulando por causa do vencimento no final do mês, é possível pedir alteração da data de pagamento. E se não é possível programar os pagamentos, tire um dia antes dos vencimentos para quitar todos os boletos.

3 – Compra de produtos em promoção, sem que haja necessidade:

Mensagens ou posts de promoções de lojas, notificações de aplicativos de compras, folheto das ofertas do shopping… tudo isso leva você a comprar por impulso. Para evitar gastar de forma impulsiva, cancele os e-mails de e-commerce e desative as notificações dos aplicativos. Evite situações consumistas, como entrar em lojas sem razão especial, apenas para dar uma olhadinha.

4 – Idas frequentes ao mercado e gastos excessivos em lazer:

O recomendado é ir uma vez por semana ao mercado, com a lista de compras em mãos, evitando itens desnecessários. Além disso, evite aquela sobremesa todos os dias, o cafezinho depois do almoço, um lanchinho no meio da tarde ou um mimo novo para você como recompensa. São pequenas compras de valores baixos que, somados, fazem uma grande diferença no final do mês.

Uma dica importante é diferenciar a necessidade da vontade de comprar. É preciso tornar mais comum o ato de poupar, que é um princípio de uma educação financeira que traz várias vantagens ao consumidor. Dessa forma você deixa suas contas em dia, utiliza menos o cartão de crédito e o cheque especial e evita aqueles gastos supérfluos, melhorando as finanças e a sua qualidade de vida.

Lembre-se de que dinheiro gosta de atenção e de organização. Quando você organiza bem seus números e contas, quando você dá a devida importância ao dinheiro, ele fica mais com você! E isso não acontece por acaso ou por milagre. Isso acontece especialmente quando e se você trata seu dinheiro usando um método inteligente. Aliás nosso método se chama Método Dinheiro Inteligente!

Caso você queira nosso acompanhamento direto, basta entrar em contato pela página e marque sua consultoria comigo! A primeira reunião é totalmente sem custos para você! Aproveite para receber orientações financeiras já na primeira conversa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *