Como fazer para sobrar dinheiro (sem deixar de viver)

Quem nunca conseguiu fazer sobrar dinheiro no fim do mês que atire a primeira pedra. Afinal, ninguém merece estar sempre no vermelho sem nenhuma sobra para aproveitar a vida.

De acordo com o Banco Central, antes do início da pandemia pouco mais de 28% da receita das famílias estava comprometida com dívidas e juros. Agora, subiu para mais de 31%, chegando a mais de 56% do total.

No entanto, ainda que seja difícil sair dessa estatística, existe uma maneira simples e eficaz para pagar as contas e ainda sobrar dinheiro.

Contudo, será preciso adotar algumas estratégias inteligentes e seguir um planejamento para que você consiga fazer sobrar dinheiro no fim do mês.

Pensando nisso, eu vou te apresentar algumas reflexões que vão te dar a inteligência necessária para transformar sua vida financeira. Confira:

sobrar-dinheiro

Dinheiro é importante onde ele é necessário!  

Você sabia que dinheiro não é feito só para gastar? Ele é necessário também para guardar.

Por isso, deve haver um equilíbrio que você deve buscar. Nesse sentido, para começar a guardar dinheiro, você precisará ter sobras financeiras, de preferência, de forma constante (todos os meses).

Esse equilíbrio, portanto, é entender que o grande vilão da riqueza são os desperdícios recorrentes, não os pequenos luxos eventuais.

Mapa do dinheiro

sobrardinheiroFazer o mapa do dinheiro é fazer o orçamento, bem como uma operação pente fino. Ou seja, detalhar tudo de forma verdadeira e analisar os números.

Para começar a guardar dinheiro, você precisará ter sobras financeiras. Mas sair desse ciclo de uma vez por todas e transformar sua vida financeira só é possível com organização, dedicação e controle.

Para isso o primeiro passo é construir o seu mapa do dinheiro! Dessa forma, é possível conhecer tudo o que acontece, como: as entradas, as saídas e entender de onde vem e para onde vai o seu dinheiro.

Só assim será possível identificar e tapar os ralos e, por fim, conseguir fazer sobrar dinheiro.

Agora é sua vez!

Ao transferir os dados para o papel ou para o computador, você começará a refletir sobre cada um deles com uma visão mais geral da situação, possibilitando identificar possíveis falhas, e passará a lidar de forma mais responsável com a realidade.

Esse é um método muito simples, fácil e eficaz de ser implementado para fazer sobrar dinheiro no fim do mês. Porém, para isso, você precisa estar realmente disposto a poupar e organizar sua vida financeira.

Para ver mais dicas como essas, siga minhas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube. Para tirar dúvidas sobre finanças, entre em contato comigo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *