Tudo o que você precisa fazer para controlar o dinheiro na crise

Não estamos acostumados a lidar com nossas finanças, mas controlar o dinheiro na crise não é uma opção e sim, uma necessidade para a grande maioria das pessoas.

Porém, a escola não nos ensinou sobre finanças pessoais e nossos pais nos ensinaram o jeito deles de lidar com o dinheiro. Só que é justamente em momentos delicados como o que estamos vivendo atualmente, que sentimos falta de ter mais conhecimento sobre finanças.

Você já imaginou poder ter suas contas organizadas, o dinheiro sob controle, uma vida mais tranquila e com reservas, fazendo tudo do modo certo?

Saiba que isso é possível para qualquer pessoa, independente do valor que você ganha hoje. Ou seja, você também pode controlar o dinheiro na crise. Para começar, eu separei 3 passos que você precisa dar. Acompanhe a seguir.

 

3 passos para controlar o dinheiro na crise

Na verdade controlar nosso dinheiro, organizar os números e transformar definitivamente a vida financeira, não é um processo complicado. Porém, exige comprometimento e disciplina para fazer o que deve ser feito. Além disso, exige também constância: hoje, amanhã e depois.

Sobretudo, com as informações e ferramentas que eu vou te passar a seguir, posso garantir que você tem em mãos as ferramentas iniciais principais para controlar o dinheiro na crise.

 

  1. Controlar os gastos

controlar o dinheiro na crise

Você já faz o seu orçamento mensal? Eu não estou falando apenas da sua lista de contas que precisam ser pagas. O orçamento é muito mais do que isso. Ele é o planejamento financeiro de curtíssimo prazo, ou seja, um planejamento de 30 dias. Nele precisa constar:

  • Valor Inicial
  • Entradas
  • Saídas
  • Saldo
  • Valor Final.

Esse é um passo importante para controlar o dinheiro na crise, pois é ele que te conta o que está acontecendo com seu dinheiro. Afinal, você precisa saber para onde ele está indo.

Para facilitar esse processo, vou disponibilizar um MODELO DE ORÇAMENTO para que você possa seguir. Após validar seu orçamento mensal, avance. Faça os orçamentos para os próximos 3 meses antes de dar o próximo passo.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MODELO DE ORÇAMENTO.

 

  1. Negociar suas dívidas

Para lidar com suas dívidas é importante começar elaborando um mapa, ou uma planilha de dívidas. Você deve preenchê-lo de forma completa, pois essa ferramenta, em conjunto com o orçamento se torna essencial para controlar o dinheiro na crise.

As informações que devem constar na sua planilha de dívidas são:

  • Tipo de dívida,
  • Valor mensal do pagamento,
  • Valor total de dívida inicial,
  • Valor total da dívida hoje,
  • Taxa mensal de juros (taxa efetiva),
  • Quantidade de meses a vencer,
  • Data final do último pagamento.

Depois de ter sua planilha de dívidas completa, comece analisando a situação. Quais são suas dívidas emergenciais, quais com maior taxa de juros, negociáveis e não negociáveis (por enquanto).

O próximo passo é iniciar a construção de uma reserva estratégica e um plano detalhado para a quitação das dívidas (dívida por dívida).

Os erros mais comuns nesse processo são: esquecer de pagar a si mesmo primeiro, começar a pagar sem planejar, não analisar com critério, assumir valores que não consegue cumprir, ter vergonha de negociar e não levar em conta os imprevistos. Evite todos eles e avance para o passo seguinte.

 

  1. Começar a investir

controlar o dinheiro na crise

Diferente do que a grande maioria das pessoas acredita, qualquer um pode começar a investir dinheiro de forma segura. Mas claro, antes de fazer isso você precisa organizar sua vida financeira.

A partir do momento que você começa a ter sobras financeiras com frequência, pode iniciar investindo em produto conservador com liquidez, como os Títulos do Tesouro Nacional, por exemplo. Você pode optar também por fundos de investimento disponíveis em algumas corretoras de valores que investem somente em títulos públicos pós-fixados, têm taxa zero de administração e com liquidez imediata.

Comece pelo título Tesouro Selic. Para isso, acesse o site oficial do Tesouro Direto: www.tesourodireto.com.br. Conheça, navegue e estude! Lá tem todas as informações que você precisa para começar.  No vídeo a seguir eu também explico melhor esse processo, confira:

Quanto aos fundos de investimento com taxa zero, você precisará pesquisar por eles em corretoras de valores.

 

Seguindo esses 3 passos qualquer pessoa pode controlar o dinheiro na crise. Então, que tal começar a colocar em prática?

Você também pode ter acesso a um passo a passo simples e rápido de ser colocado em prática para aprender a administrar seu dinheiro de maneira inteligente e dar os primeiros passos para fazer com que ele sobre no final do mês, todos os meses.

Basta CLICAR AQUI e liberar seu acesso agora mesmo ao Curso Online 5 passos para ter tranquilidade financeira.

E se ainda ficou com dúvidas, entre em contato comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *