Você está pronto para o Ano Novo?

O ano novo já chegou e estou aqui me perguntando se você já se organizou para começar tudo da melhor maneira.

É que com a chegada do Ano Novo chega também um grande número de contas para pagar, e tudo para pagar no mês de janeiro: faturas de cartão de crédito com as compras de Natal e das festas de final de ano, sem falar nas viagens e outras despesas.

Quem está de férias ou tem filhos em férias tem também aí uns gastos extras, além de impostos a pagar e a lista de material escolar, inclusive livros.

Em algumas cidades do país, há o IPTU dos imóveis e o IPVA dos automóveis, que vencem em janeiro. Ou seja, vencem de forma acumulada.

E aí, qual é a solução para tanta conta para pagar? Esse acúmulo de contas não é novidade para ninguém, mas o fato é que nem todos se preparam para isso, não é mesmo?

Sou Evanilda Rocha, consultora financeira e quero te convidar para ficar aqui comigo para que possamos analisar essas contas gerais que fazem parte da vida financeira de quase todas as pessoas.

As contas de início de ano

No final do ano passado nós ministramos a palestra online “Como Usar o 13º Salário para Equilibrar sua Vida Financeira”. Essa palestra está lá no nosso canal no Youtube.

Para as contas de início de ano, o correto é se preparar e poupar dinheiro durante o ano ou reservar parte do 13º para ser usada no mês de janeiro. Fique aqui comigo que vou falar de cada tipo de compromisso.

Cartão de crédito: O melhor é que você pague o total da fatura no vencimento. Nunca pague apenas uma parte ou o valor mínimo. Os juros dessa modalidade são abusivos e aí sua dívida vai só aumentar.

Férias: Aqui você vai ter que refletir bem o que você prefere. Sair mesmo de férias ou quitar todas as contas?

Materiais e livros escolares: Faça um esforço para pagar tudo à vista. Se não der, faça a opção por poucas parcelas. Se não, você corre o risco de comprometer seu orçamento durante todo o ano.

Quanto aos livros, eles costumam ser os itens mais caros de todo o material, dependendo do ano que seu filho esteja cursando. O ideal aqui é também comprar à vista ou em três ou quatro parcelas.

Uma ideia é encontrar livros usados e verificar se o livro usado no ano anterior vale algum dinheiro em caso de troca. Aproveite a oportunidade de mostrar para o seu filho que um livro bem cuidado vale dinheiro.

IPTU: Algumas cidades concedem descontos para o pagamento à vista. A partir de 2% o desconto já vale a pena. Se precisar, use aquele dinheiro que você tem aplicado e pague à vista.

Uma coisa importante: depois, devolva para sua reserva esse dinheiro o mais rápido possível. Além do desconto, quando você paga seu IPTU à vista fica livre desse compromisso mensal no seu orçamento. E isso é muito bom!

IPVA: Alguns estados também dão descontos. Em São Paulo o desconto é de 3% e vale a pena aproveitar.

O IPVA pode ser pago em três parcelas. Quando for pagar esse valor, aproveite para verificar se todos os impostos e taxas estão em dia. Veja se você não se esqueceu de pagar nada.

Comece o ano se organizando

Quero que você tenha um excelente Ano Novo em todas as áreas da sua vida e também nas finanças. E sempre antes de qualquer gasto que você for fazer, lembre-se de usar as perguntinhas mágicas: eu posso, eu preciso, tem que ser agora?

Fazer uso dessas perguntas poderá ser uma estratégia para você ter as contas equilibradas nesse ano novo que você tem à sua frente.

E para ajudar os clientes a organizar as contas, economizar dinheiro, poupar, quitar dívidas, planejar e investir, desenvolvi o treinamento Como mudar sua vida financeira para enriquecer.

Trata-se de um programa 100% online que você pode fazer de onde você estiver, na hora que você quiser e no seu ritmo.

Para você saber mais sobre esse programa que vai fazer você economizar dinheiro, tempo e energia, clique no link abaixo. Você será direcionado para uma página onde você terá todos os detalhes do treinamento.

QUERO-SABER-MAIS cópia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *