Como três livros sobre finanças me ajudaram a lidar melhor com o dinheiro

Existem alguns livros sobre finanças que eu considero fundamentais para quem deseja mudar sua relação com o dinheiro e aprender a lidar com ele de forma inteligente.

Aliás, na minha Livraria, reuni uma coletânea com todos eles. Mas nesse artigo o objetivo é falar um pouco mais sobre três desses livros e como eles impactaram a minha relação com o dinheiro. 

 

Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

livros sobre finanças

Primeiramente, um dos livros sobre finanças que você é obrigado a ler é: Os Segredos da Mente Milionária de T. Harv Eker. Neste livro o autor compartilha conosco as experiências e os caminhos dele para construir uma mente milionária. Ademais, ele nos leva a refletir sobre o que ele chamou de “modelo de dinheiro” em nossa mente. 

Contudo, esse modelo, nada mais é do que um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.  

Já li muitos livros sobre finanças, mas foi através da leitura deste livro, que me dei conta da importância de conhecer e analisar qual o meu modelo de dinheiro (e como ele estava me afetando). E, eventualmente, começar a orientar meus alunos para que fizessem o mesmo através de diversas ferramentas. 

O autor apresenta tanto o modo de pensar da mente da pessoa pobre como da mente da pessoa próspera. Contudo, ele sugere a substituição da mentalidade destrutiva, pelos arquivos de riqueza. São 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas.   

Então, eu vou compartilhar com você alguns pontos fundamentais desse livro. Confira.

Os principais tópicos do livro

  • Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você;
  • O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem; 
  • O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer problema, etc.  
  • Outra ideia interessante é fazer o seu dinheiro trabalhar para você, tanto quanto você trabalha para ele. 
  • É necessário poupar e investir em vez de gastar. 
  • “Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros.” 
  • “Enriquecer é mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo.” 

Por fim, eu sempre digo aos meus alunos que transformar a vida financeira é um processo. E um processo não acontece da noite para o dia, mas pode acontecer de forma acelerada se você economizar tempo. Se você pegar atalhos com especialistas/mentores. 

E você consegue economizar tempo conhecendo o caminho que outros já traçaram, lendo livros sobre finanças, por exemplo. Aliás, você pode aprender muito do caminho desse autor através da leitura desse livro e aplicar vários desses segredos na sua vida!  

Pai Rico Pai Pobre – Robert Kiyosaki

livros sobre finanças

A escola prepara as crianças para a vida real? Essa é uma das tantas perguntas que você encontrará nessa obra, que é um dos melhores livros sobre finanças. Sobretudo, Kiyosaki afirma que boa formação e notas altas não bastam para garantir o sucesso de alguém. 

Ele comenta que muitas pessoas com excelente nível educacional são analfabetos financeiros. São pessoas despreparadas para enfrentar um mundo que dá mais ênfase à despesa do que à poupança. 

Muitos jovens e adultos têm cartão de crédito, por exemplo, mas nunca tiveram aulas sobre dinheiro, sobre a melhor maneira de usá-lo e muito menos como investi-lo.

Assim, eles não tem ideia do impacto dos juros compostos sobre os cartões de crédito. E aqui no Brasil precisamos falar sobre os juros do cheque especial (ou dívida especial) e dos empréstimos! 

Portanto, para os autores, o conselho mais perigoso que se pode dar a um jovem nos dias de hoje é: “Vá para a escola, tire notas altas e depois procure um emprego seguro”. O mundo mudou, as regras mudaram e não existe mais emprego certo para ninguém.

Entretanto, tendo dois pais, o autor pode escolher entre pontos de vista contrastantes, a visão de um homem rico e a visão de um homem pobre. Por exemplo: um dos pais dizia “O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal”. Enquanto o outro dizia: “A falta de dinheiro é a raiz de todo mal.”

O que o livro ensina sobre inteligência financeira

Sobretudo, esse é um dos livros sobre finanças que vai te mostrar que a inteligência financeira é o processo mental pelo qual resolvemos nossos problemas financeiros. Você aprende a diferença entre ATIVO e PASSIVO/Fluxo de Caixa. 

  • ATIVO: é que trás dinheiro para o seu bolso. 
  • PASSIVO: é o que leva dinheiro do seu bolso.

O que eu conclui com essa leitura é que a maioria das pessoas não percebe que na vida o que importa não é quanto de dinheiro você ganha, mas quanto de dinheiro você conserva. Se você quer ficar rico você precisa de alfabetização financeira. 

Todavia, um dos primeiros passos para isso, sem dúvida, é garantir um exemplar dessa obra e começar a ler livros sobre finanças.

Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill

livros sobre finanças

O título é quem pensa enriquece e não quem trabalha enriquece. Para esclarecer: a palavra trabalho aparece no livro sim! Mas lendo esse livro você vai descobrir que: 

  • 1º) O sucesso não é acidental
  • 2º) O sucesso deixa pistas   

Primeiramente, Napoleon Hill teve origem pobre. Quando estudante de direito recebeu a incumbência de entrevistar Andrew Carnegie e nela surgiu um convite. Andrew Carnegie convidou Hill para organizar a filosofia sobre realização pessoal, baseado nos princípios do sucesso que o próprio Carnegie havia usado para acumular sua própria fortuna. 

Para nossa felicidade Hill aceito o convite e daí surgiu um dos melhores livros sobre finanças. Afinal, ele pesquisou muitas pessoas ricas da época para escrever este livro. Ele entrevistou cerca de 500 pessoas e levou uns 20 anos fazendo isso. 

A síntese de suas descobertas estão no livro. No prefácio o autor diz que: toda realização e toda riqueza começam com uma ideia. 

A filosofia e realização individual é apresentada através de 13 passos para a riqueza. Ele descreve cada um dos 13 passos e te ensina o que fazer e como fazer. 

Acima de tudo, aprendi que esse é um dos livros sobre finanças para aqueles que desejam conhecer as regras seguidas pelas pessoas bem sucedidas e para aquelas pessoas que estão dispostas a apostar tudo em si mesmas. 

O autor conta que há anos ele comprou um ótimo dicionário. A primeira coisa que ele fez foi procurar a palavra impossível para cuidadosamente recortá-la e jogá-la fora. Afinal, o sucesso chega para aqueles que se permitem tornar-se conscientes do sucesso. 

Portanto, o objetivo é ajudar aqueles que buscam aprender a arte de trocar em sua mente a consciência do fracasso pela consciência do sucesso. A seguir eu vou resumir quais são os 13 passos abordados no livro.

Os 13 passos para a riqueza

  • 1º) O desejo (o começo de tudo): Toda realização, qualquer que seja sua natureza ou objetivo, precisa começar com um desejo ardente e intenso por algo definido.
  • 2º) Fé (visualização do desejo e certeza da realização): Acreditar antes de ter recebido. 
    3º) Autossugestão: Ensina a usar a autossugestão.
    4º) Conhecimento especializado: O conhecimento só atrai dinheiro quando direcionado de forma organizada e inteligente, por meio de planos práticos e organizados. Educação continuada. 
  • 5º) Imaginação: O ser humano é capaz de criar tudo que possa imaginar.  
    6º) Planejamento organizado: Transformação do desejo em ação. 
  • 7º) Decisão: Dominando o hábito de deixar para depois.
    8º) Persistência: Esforço continuado necessário para induzir a fé.
    9º) Mente mestra: A força motriz. 
  • 10º) O mistério da transmutação do sexo: Explorar essa energia para manutenção da saúde e transformar pessoas medíocres em gênios.  
    11º) O subconsciente: Explica como o subconsciente é afetado pelos seus pensamentos e como tirar proveito dele.
    12º) O cérebro: Estação transmissora e receptora de pensamentos.
  • 13º) O sexto sentido: A porta para o templo da sabedoria.

 

Então, agora que você conhece o caminho, que tal começar a ler livros sobre finanças? 

Entretanto, para te ajudar nessa missão, eu reuni uma coletânea que além desses três livros, conta com outros títulos que eu considero fundamentais para quem deseja mudar sua relação com o dinheiro e aprender a lidar com ele de forma inteligente.

Afinal, são diversos títulos de livros que poderão ampliar seus conhecimentos com relação às finanças pessoais, riqueza, abundância e prosperidade.

Para ver a lista completa, basta acessar minha Livraria. 

Mas caso você ainda tenha ficado com dúvidas, entre em contato comigo. 

Será um prazer te ajudar!

E para ver outras dicas e conteúdos exclusivos sobre finanças, me siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *