Economizar no Carnaval: Curta a folia sem problemas no orçamento

Economizar no carnaval pode ser bastante desafiador, afinal essa é uma das maiores festas populares do nosso país e a grande maioria das pessoas quer aproveitar ao máximo.

Você pode estar pensando em viajar, ir atrás do trio elétrico (“atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu…”, como diz a canção), ir à festas, sair no bloco do seu bairro ou simplesmente descansar. 

Seja o que for que você decida fazer, inegavelmente quando se trata de dinheiro, o importante é planejar. Portanto, para não ver as contas no vermelho depois que o samba acabar, planejar é essencial.

E por isso, resolvi colocar algumas orientações para você economizar no carnaval e curtir o feriado prolongado sem atrapalhar o bolso e sem deixar de aproveitar a festa. 

Dicas para economizar no carnaval

economizar no carnaval

  • Fantasia:

Muitos gostam de usar fantasia durante o Carnaval. Pode ser a camiseta do bloco do seu bairro, o modelito que o grupo de amigos escolheu usar igual, o abadá do trio elétrico ou a fantasia da escola de samba onde você tradicionalmente desfila.

Sobretudo, a dica para economizar no carnaval é: se for usar fantasia, verifique se a do ano anterior pode ser repaginada ou se algum amigo tem uma fantasia para te emprestar. Outra ideia é ir às regiões de comércio popular da sua cidade e buscar encontrar lá um adereço mais em conta para participar da folia.

Porém, se você tem uma escola de samba do coração, reserve com antecedência o valor para custear a fantasia da ala onde você irá desfilar. Se for participar de um baile de Carnaval de luxo, providencie o aluguel da sua fantasia o quanto antes. Certamente, se você deixar para última hora, vai pagar mais caro.

  • Viajar:

Uma parte da população gosta mesmo é de viajar para aproveitar o feriadão prolongado. Se essa for a sua turma, para economizar no carnaval, é melhor planejar tudo, de preferência, com bastante antecedência. Se não, vai precisar redobrar os cuidados na hora de pesquisar pacotes, locais, preços, formas e facilidades de pagamento e também adequação ao seu orçamento.

Primordialmente, é importante reservar pelo menos 25% a mais do valor total da viagem. Esse valor deverá ser considerado como reserva para ser usado em caso de necessidade, para emergências ou imprevistos. Entretanto, se você for usar o cartão de crédito para o pagamento de despesas, inclua também o valor a ser gasto com ele na sua previsão de gastos de viagem.

Ademais, ao fazer o planejamento, estabeleça o teto de gastos diários dentro de suas possibilidades financeiras. Esse teto poderá ser considerado como uma referência para evitar gastar mais do que o planejado. Evite surpresas financeiras, só assim vai conseguir economizar no carnaval.

  • Blocos de Carnaval:

Blocos de Carnaval têm se tornado cada vez mais populares nas capitais e em muitas cidades do interior. Afinal, os chamados trios elétricos chegam a reunir multidões, que vão aderindo aos grupos de populares e em muitos deles sem ter que pagar nada para participar! 

Mas isso não significa que você não precisa se organizar, afinal o objetivo é economizar no carnaval. Para muitas festas de rua em locais turísticos, há necessidade de deslocamento e hospedagem, camiseta ou abadá, além dos gastos com alimentação e bebida. Portanto, conheça seus números, faça as contas antes para evitar problemas no orçamento.

  • Alimentação e bebidas:

Bebidas alcoólicas e alimentação fora de casa também precisam ser consideradas nesses eventos. Os excessos podem fazer mal à saúde física e à saúde financeira. Portanto, para economizar no carnaval, pesquise e verifique se você pode aproveitar as promoções nos atacadistas ou hipermercados.

E você já sabe, compare e compre bem antes do Carnaval chegar, para evitar os preços mais elevados à medida que a festa se aproxima. Eventualmente, quanto mais próxima a data do Carnaval, mais altos os preços ficarão (lei da oferta e da procura).

Outra dica muito importante relacionada a bebida é: Se beber, não dirija! Mas você já deve conhecer essa orientação importante. Assim, para deslocamentos, deixe seu carro em casa no período do Carnaval. 

Dê preferência ao transporte público que, em ocasiões especiais como nesse período, opera com horário especial e expandido. Fique de olho nos horários de atendimento. Lembre-se de que além da questão de segurança, utilizando o transporte público, você economiza combustível e também despesas com estacionamento. 

  • Contas no Vermelho:

economizar no carnaval

O que fazer se as contas estiverem no vermelho? Nessa situação haverá necessidade de atenção redobrada para economizar no carnaval. Sobretudo, evite fazer novas dívidas e planeje-se com antecedência. Para aproveitar os momentos de alegria do Carnaval sem problemas no orçamento.

Você não precisa trancar-se em casa e deixar de sair, passear e brincar no Carnaval. Escolha divertir-se com algo simples, gastando pouco. E neste ano, aproveite para avançar no seu aprendizado do assunto finanças pessoais. Assim, você poderá sair da eventual situação de inadimplência e planejar curtir o próximo Carnaval com dinheiro no bolso. 

  • Contas no azul:

economizar no carnaval

Agora, se você está com as contas no azul, fez planejamento para o feriadão do Carnaval, já sabe quanto vai gastar no total dos dias de folia, meus parabéns! Aproveite a festa e curta muito! 

Por fim, fique atento para se manter dentro dos limites que você já estabeleceu e não deixe de economizar no Carnaval. Entenda como limite o teto de gastos que você determinou para os dias de folia do feriadão. 

Então, agora é só curtir! Para ver mais dicas como essas, siga minhas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube. Para tirar dúvidas sobre finanças, entre em contato comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *