O consumo consciente vai lhe deixar mais perto da independência

O consumo consciente está totalmente ligado à educação financeira, especialmente quando o foco é o planejamento financeiro pessoal ou familiar. Com um bom planejamento, ficamos mais perto de sermos consumidores conscientes e termos mais sucesso financeiro.

Quando planejamos bem, passamos a verificar exatamente como estamos gastando nosso dinheiro, se estamos gastando muito além do nosso padrão financeiro, se por acaso estão ocorrendo desperdícios, se realmente estamos considerando alcançar nossas metas financeiras e se estamos levando em consideração o que realmente é necessário para nós e para nossa família.

O consumo consciente remete também a aprender a comprar bem, a não comprar por impulso, a fazer boas escolhas financeiras, saber que estilo de vida preferimos manter (mais simples ou voltado para status?) e a sempre fazer questionamentos para avaliar se o produto a ser adquirido é realmente importante para nossa vida.

Ou seja, é preciso inclusive avaliar se o consumo está sendo sustentável para o nosso próprio bolso. É importante pensar por quanto tempo você consegue manter esse estilo de vida e se ele está lhe deixando mais perto ou mais longe de realizar os seus sonhos e metas.

Os impactos do consumo

Não pensar antes de comprar aquela blusinha que está em promoção ou antes de trocar de carro tem consequências ruins não apenas para o seu bolso. Além de você prejudicar seus objetivos de longo prazo e ficar mais longe de ser independente financeiramente, existem outros prejuízos.

Quanto mais estamos voltados para o consumo, mais lixo estamos produzindo e a natureza não pode comportar esse estilo de vida se todos o adotarem.  Além do meio ambiente, a economia também pode sofrer, pois você não está pensando na melhor forma de investir os seus próprios recursos.

Um consumidor consciente sabe que cada compra tem um grande impacto, por isso ele se faz diversas perguntas antes de pegar a carteira. Ele reflete se ele precisa realmente do produto ou não, se ele pode conseguir mais barato, se está favorecendo as empresas locais ou grandes corporações, por quanto tempo irá durar sua compra, etc.

O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo.

Como se tornar mais consciente

O consumo consciente pode ser praticado no dia a dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra para seu bolso e seu planejamento financeiro.

É importante ficar atento e saber o seu ponto fraco para evitar aquelas compras fora dos planos. Mulheres, por exemplo, consomem mais roupas, sapatos e cosméticos, enquanto homens consomem mais carros, relógios, celulares, computadores e TVs.

Antes de levar um desses itens para a casa sem que eles estejam nos planos, se pergunte sempre se você pode, se você deve, se você merece (está cuidando de suas finanças ultimamente?), se a compra tem que ser agora e se ela será útil por um bom período.

E você, qual é o seu ponto fraco quando o assunto é o consumo e como você faz para que ele não prejudique suas metas para longo prazo?

Um auxílio para o seu sucesso financeiro

Para ajudar os clientes a organizar as contas, evitar compras por impulso, economizar, quitar dívidas e investir, eu desenvolvi o programa Como mudar sua Vida Financeira para Enriquecer. É um programa 100% online que você pode fazer de onde você estiver, na hora que você quiser e no seu ritmo.

Para você saber mais sobre ele e começar a economizar dinheiro, tempo e energia, clique no link abaixo. Você será direcionado para uma página onde terá todos os detalhes do treinamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *