Você também pode melhorar sua relação com o dinheiro

Muitas pessoas se sentem desconfortáveis quando o assunto é “finanças pessoais”. Geralmente recebemos de nossa família poucas instruções a respeito, as escolas mal tocam no tema (ou abordam levemente o controle de despesas), e vamos levando a vida financeira como cremos ser o mais certo.

No entanto, você poderá descobrir que se deixar de lado a pressa e a preguiça terá melhores resultados para sua saúde financeira. Você garantirá impactos positivos e economizará através de método fácil e prático: olhando para o seu dinheiro! Valorizando o seu dinheiro! Mas como? Prossiga na leitura.

Primeira dica: Seja um comprador sem vergonha

O que significa isso exatamente? Peça desconto em qualquer situação de compra, especialmente se pagar à vista. Em mercados competitivos, quem tem maior poder de barganha é o comprador com dinheiro na mão, e não o vendedor. Muitas pessoas sentem vergonha de pedir desconto, mas esse é um direito seu como consumidor.  Use esta dica para valorizar seu controle financeiro.

Segunda dica: Aprenda a comprar bem

Para isso é necessário ter disciplina, ter autocontrole e saber se planejar. Portanto, é absolutamente necessário fazer a lista de compras antes de ir ao supermercado ou à feira livre. Se você não fizer isso, correrá o risco de comprar demais ou de menos. Se comprar demais, é possível que ocorra desperdícios. Se de menos, poderá ter que recorrer a novas compras em estabelecimentos de preços mais altos.

Terceira dica: Prepare sua lista de desejos

Que bens você deseja comprar? TV, som, carro mais novo, reforma de alguma parte da casa, um curso de graduação? Tudo isso requer planejamento: saber o que será necessário adquirir primeiro, qual o preço aproximado, porque deseja comprar, etc.

Decida por adquirir um bem por vez. Poupe primeiro, compre depois. Pague à vista, valorize seu dinheiro e ganhe descontos. Livre-se dos parcelamentos. Comprar a prazo torna você mais pobre!

Quarta dica: Fique atento e reavalie seus gastos mensais

Os planos que você possui de telefonia fixa, móvel e TV a cabo são adequados? Que tal fazer uma revisão geral visando redução de gastos? Você paga juros pelo uso do cheque especial, pois gasta mais do que ganha? Paga boletos e contas com atraso, multa e juros?

E aquela conta corrente aberta debitando tarifas que você nem usa mais? Deixou de pagar a fatura integral do cartão de crédito? Seu dinheiro está indo para o ralo. Tome a decisão de reavaliar e readequar tudo!

Quinta dica: Invista com sabedoria

E como vão seus investimentos? Só conhece a tradicional caderneta de poupança? Pois é, está na hora de você sair à procura de mais informações financeiras. Não tem tempo? Que tal trocar as horas que você passa lendo e-mails particulares e batendo papo nas redes sociais por momentos interessantes de pesquisa? Que tal iniciar tal pesquisa buscando informações no site do seu banco?

Isso mesmo, os sites dos bancos oferecem a todos os correntistas (ou não) vasta literatura financeira e de fácil compreensão para que você aprenda sempre mais. Com relação a investimentos, navegue também pelo site do Tesouro Direto.

Mesmo com recursos modestos você poderá adquirir títulos do Governo Federal e obter de forma segura rendimentos melhores dos que os da caderneta de poupança. Pesquise, estude e depois invista. E não se iluda, a melhor pessoa para cuidar do seu dinheiro é você mesmo.

Sexta dica: Busque consultoria financeira

Um consultor financeiro com experiência poderá ajudá-lo a cuidar melhor do seu dinheiro. Através de método específico, fornecerá a você ferramentas, informações e conhecimentos, além de análises específicas segundo suas necessidades. Orientará também sobre como investir de acordo com o seu perfil. Portanto, foque melhores resultados para sua vida financeira e entre em ação agora!

Um auxílio para você se planejar

Para ajudar os clientes a organizar as contas, poupar, economizar, quitar dívidas, investir, eu desenvolvi o programa Como mudar sua Vida Financeira para Enriquecer. Trata-se de um programa 100% online que você pode fazer de onde você estiver, na hora que você quiser e no seu ritmo.

Para você saber mais sobre esse programa que vai fazer você economizar dinheiro, tempo e energia, clique no link abaixo. Você será direcionado para uma página onde você terá todos os detalhes do treinamento.

Votos de sucesso.

Conteúdo por Evanilda Rocha, consultora &coach. Especialista em finanças pessoais, educação financeira e orçamento pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *