Como seria a vida sem usar o rotativo do cartão?

Você gostaria de saber como seria sua vida sem usar o rotativo do cartão de crédito? Que ganhos você teria?

Sou Evanilda Rocha, consultora financeira e desde 2004 ajudo clientes a organizar as finanças pessoais, economizar dinheiro, planejar, investir e a garantir ótimos resultados para a vida financeira.

Imagino que sua vida sem usar o rotativo do cartão faria com que você se sentisse mais tranquilo. Você deixaria de pagar por juros abusivos, pois pagaria a fatura do cartão no vencimento e poderia ter dinheiro sobrando.

Além disso, você poderia colocar o dinheiro para trabalhar para você e poderia também formar uma reserva financeira através de investimentos.

E como você conseguiria isso? Antes de mais nada, siga os passos abaixo, que fazem a diferença para você sair do rotativo e são simples de colocar em prática:

Saiba exatamente quantos cartões você tem

Pode parecer absurdo o que estou falando, mas muitas pessoas têm mesmo muitos cartões de crédito e não sabem ao certo quantos são.

Reduza o número para o máximo dois cartões de crédito

Isso facilita o controle mensal e você terá menos despesas com a anuidade. Claro que você vai precisar pagar todos os cartões antes de pedir o cancelamento.

Comece por congelar o uso de alguns e mantenha no dia a dia só os principais, aqueles com os quais você tenha mais reciprocidade.

Comece a conferir as faturas imediatamente

Pegue suas faturas e leia uma por uma, conheça tudo que está nelas. Que tudo que é esse? Qual o valor total da fatura, o que você exatamente comprou, se comprou parcelado ou não, em quantas parcelas foram, se foram muitas parcelas, se você comprou muitos itens parcelados, se há parcelamento demais.

Falo isso porque, se há muito parcelamento, você pode cair no descontrole.

Passe a controlar seus gastos

Acompanhe a fatura online pelo site do seu banco ou site da própria operadora do cartão de crédito, pelo menos uma vez por semana.

Principalmente, evite comprar por impulso

Para isso, há uma estratégia simples e que funciona. Coloque as perguntas poderosas junto com o seu cartão de crédito.

Ah! Você quer saber que perguntas são essas? Eu vou compartilhar essas perguntas com você. Anote aí: eu posso, eu preciso, tem que ser agora? Vou repetir: eu posso, eu preciso, tem que ser agora?

E você pode digitar essas perguntas, imprimi-las e colocá-las junto com o seu cartão ou cartões de crédito. Se for o caso, escreva a mão mesmo. Coloque lá na sua carteira. E depois você me conta o sucesso que você vai ter na redução de gastos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *