Quantas vezes você se percebeu trabalhando muito, mas sem saber por que não conseguia se perceber uma pessoa próspera? Hoje eu quero te contar sobre os principais motivos que atrasam a tua prosperidade para que você possa, de uma vez por todas, ter ações que possibilitem a realização de sonhos e a conquista de uma maior qualidade de vida.
Quando não temos conhecimento suficiente sobre finanças, é muito fácil cairmos na tentação de gastarmos até nosso último centavo. Só que só comprar por comprar, não ajuda na nossa percepção de prosperidade.
Algumas pessoas se sentem prósperas quando não precisam ir ao mercado com uma calculadora na mão, quando possuem seu plano de saúde, quando a escola do filho está em dia, quando podem usufruir de experiências como conhecer aquele restaurante étnico maravilhoso.
O “sentir próspero” é um sentimento muito particular, mas acredite, ninguém que ganhe 3 mil reais e precise pagar uma fatura de cartão de crédito de 1.500 se sente próspero na hora de realizar esse pagamento.
A prosperidade financeira está diretamente ligada à nossa capacidade de prover sem criar dívidas. Logo, tem solução.
Porém para que possamos pensar em soluções, primeiro precisamos entender os hábitos que minam a sua prosperidade.
Principais inimigos da prosperidade
- Ganhar 3 mil e gastar 3,5
Primeiro ponto, você não pode ganhar um valor e gastar mais do que ganha. “Ah mas eu uso cartão”, então não use mais. Coloque tudo na ponta do lápis para descobrir onde estão as falhas que estão deixando entrar água no seu barco financeiro.
- Comprar o que você não precisa
Não é porque aquela bolsa está com 50% de desconto que você precisa comprá-la. Como diz o personagem Julius, da série “Todo mundo odeia o Chris”, se você não comprar o desconto é maior.
- Começar a guardar dinheiro sem saber para quê
O dinheiro guardado sem objetivo parece chamar a gente. Já quando você sabe com clareza o motivo pelo qual está poupando, as chances de gastá-lo comprando o primeiro item que aparece, reduz drasticamente.
- Não separar o dinheiro do investimento antes de pagar as contas
Acontece sempre assim: você recebe, paga as contas e então surge algo muito importante que precisa ser feito com o dinheiro que sobrou, e você acaba não guardando o dinheiro conforme pretendia. Para evitar isso, se você já montou seu orçamento, já sabe o valor dos seus gastos fixos, e o quanto pretende investir, é preciso a ação correta. Recebeu? Primeiro o investimento, depois os pagamentos.
- Não buscar entender sobre dinheiro e suas regras
A ignorância é a causa de muitos dos nossos problemas, principalmente os financeiros. É essencial que se busque aprender sobre como fazer um orçamento, como investir, como e quanto poupar, como sair do vermelho e para isso nada melhor que uma consultoria financeira! Nela o profissional vai esmiuçar seus gastos e juntamente com você, buscar onde estão as falhas e a partir daí, criar estratégias que te auxiliem no teu objetivo.
Precisa de ajuda para alcançar a prosperidade? Então entre em contato comigo e vamos juntos (as) definir o melhor caminho para a sua tão sonhada independência financeira.