Assim como toda mudança na vida, a transição de carreira é um processo que pode ser encarado de uma maneira muito mais simples e tranquila se você se organizar e se preparar financeiramente. Planejamento financeiro é muito importante nessa hora.
Mas mesmo que você não esteja pensando em transição de carreira agora, ou até esteja pensando em mudar de emprego, que tal começar a se preparar para quando a oportunidade surgir?
A maioria das pessoas infelizes e insatisfeitas em seu trabalho, não mudam essa condição simplesmente por não estar com a vida financeira devidamente organizada e preparada para dar esse novo passo.
Isso se deve ao fato de que a cultura brasileira, por anos, não deu a devida atenção à educação financeira, mas aos poucos estamos mudando esse cenário.
A transição de carreira pode ser leve e tranquila se você se organizar e se preparar financeiramente. Como fazer isso? Confira os passos:
Monte o seu Mapa do Dinheiro
Mapa do Dinheiro é como chamamos o orçamento mensal. Demos o nome de Mapa para ele devido a sua importância. Ele funciona como um planejamento financeiro de curtíssimo prazo.
Para construir seu Mapa do Dinheiro, você vai precisar anotar todas as entradas e saídas de dinheiro por pelo menos 30 dias. Ao final de um mês, você poderá dar o próximo passo que é fazer a Operação Pente Fino.
Você vai analisar todos os dados do seu Mapa do Dinheiro, entradas e saídas de dinheiro. Por exemplo, quanto de dinheiro entrou no mês, o quanto saiu, no que o dinheiro foi gasto, se as escolhas foram adequadas, se escolhas mais inteligentes poderiam ter sido feitas, se há ralos que estão levando embora seu dinheiro, se haveria como gastar menos e melhor, se ocorreram desperdícios, etc.etc.
Após análise detalhada, é bem provável que você se dê conta de que mudanças deverão ser feitas, tendo em mente que, para fazer uma transição de carreira com tranquilidade, o melhor seria ter uma excelente reserva estratégica ou de emergência.
Aprenda a controlar seus desejos para alcançar algo maior, e futuramente poder satisfazê-los de forma tranquila e até mais satisfatória. Então reveja os gastos e faça as adequações necessárias.
Faça uma reserva de emergência
O próprio nome já diz tudo: reserva de emergência. Ou seja, deve ser utilizada somente para alguma emergência que pode acontecer. Esse valor é destinado para resguardar você durante um período em que, se acontecer algo, você tem como se manter.
É fácil de organizar, você coloca no papel o valor mensal que você precisa para te suprir, sabendo que precisa de X mensal, você multiplica esse valor por pelo menos 6 meses e junta esse montante, se você for mais conservador, se resguarde por 12 meses.
É importante saber que essa reserva é feita com o tempo, então se você não tem a sua, comece a se resguardar o quanto antes, imprevistos podem acontecer a qualquer momento e você deve estar preparado.
Faça uma previsão financeira realista do que pode acontecer
Não seja utópico, principalmente se você é o chefe da família, você precisa manter os dois pés no chão e encarar a realidade.
– O que pode acontecer?
– Pode ser que você fique sem trabalhar por um tempo?
– Pode ser que as coisas não saiam como o previsto?
– Pode ser que os resultados não alcancem as expectativas?
Principalmente se você estiver abandonando seu atual emprego para empreender, saiba que o começo é de muita incerteza e novos desafios. Neste caso, eleve sua reserva para 18 vezes o valor do seu gasto mensal.
Então esteja inserido na realidade para vencer os imprevistos financeiros que podem surgir nessa nova etapa da sua vida.
Tenha um acompanhamento profissional
Replanejar a sua vida financeira não é algo simples, você é emocional ao pensar em dinheiro e analisar os seus gastos.
Muitas vezes você não consegue enxergar além, não consegue enxergar o cenário macro para se preparar devidamente e ficar seguro.
Então ter um profissional que te auxilie nessa organização financeira e a planejar os próximos passos nesse momento de transição é imprescindível.
Uma consultoria financeira é a melhor opção nesse momento, para que suas finanças fiquem em ordem e sua vida mais segura.
Faça a transição de carreira com seu planejamento em mãos
Talvez o principal passo da sua mudança seja a preparação do seu planejamento passo a passo. Digo isso porque comecei a planejar minha transição de carreira com pelo menos 18 meses de antecedência.
Desenvolvi um projeto completo, como seria e empresa, qual o tipo de serviço, que clientes atenderia, como seria a propaganda e o marketing, quais seriam os custos iniciais, como os clientes seriam captados, os valores dos serviços, etc. Quando vim para a implantação na vida prática, percebi a importância o planejamento em si e também a importância da reserva de emergência.
É certo que ter desenvolvido o projeto de como minha empresa seria, ter testado e aperfeiçoado o método com antecedência, também ajudou bastante. Mas ter tido um mentor, foi especialmente relevante pois eu tive uma diretriz segura. E ele facilitou muito a caminhada.
Por isso, afirmo que ter seu plano bem traçado, com todos os detalhes e possibilidades, vai te ajudar muito a ter mais segurança. Isso vale tanto para você que está se preparando para mudar de emprego como para você que está planejando caminhar para o mundo do empreendedorismo.
Siga os passos acima e se prepare para sua transição de emprego ou carreira, de forma que ela não se torne uma grande dor de cabeça na sua vida.
Caso você queira um acompanhamento de perto nesse momento delicado, entre em contato pela página e marque sua consultoria comigo! A primeira reunião é totalmente sem custos para você! Aproveite para receber orientações já na primeira conversa!