O final do ano chegou e junto com ele, a ansiedade pelas férias. Porém sabemos que, de um modo geral, não temos a cultura de fazermos uma programação eficaz para podermos aproveitar as férias de uma forma despreocupada.
É imprescindível que saibamos como fazer uma programação adequada de forma a não termos prejuízos futuros e podermos aproveitar a diversão e a leveza que só um período de férias bem curtidas pode nos proporcionar.
Se férias bem vividas nos deixam com um gostinho de “quero mais”, pode-se dizer que trazer dívidas na mala deixa tudo com uma atmosfera diferente, mesclando boas lembranças e arrependimento.
Outra questão bastante recorrente no que se refere às férias é que, para quem é colaborador CLT e recebe aquele salário turbinado adiantado para as férias, pode acabar se confundindo e gastando mais do que tem, negligenciando assim, até mesmo contas básicas como contas de luz, aluguel e água.
Por isso eu vou listar aqui algumas dicas que podem ajudar você, nosso leitor, a organizar seu período de férias sem preocupações.
Vou viajar, como não me perder nas finanças?
Planejar a sua viagem com o mínimo de antecedência é o ideal, pois a possibilidade de conseguir passagens mais baratas e espaços nos melhores hotéis, é muito maior.
Ter o cuidado de preparar um roteiro que seja condizente com o seu momento financeiro além de ter um valor máximo estipulado de gastos antes de começar a comprar as passagens e a estadia, são questões muito importantes.
Também é importante levar em conta os gastos de um turista no local para onde você está indo, até porque, quando você se planeja com tempo, fica mais fácil fazer pesquisas ao invés de ter que se contentar só com “o que sobrou”.
Calcular os custos com documentação, taxas para bagagem, custos de hospedagem, custos de alimentação, transporte e telefonia na cidade visitada, além de pesquisar com antecedência outras variáveis como entradas em atrações turísticas ou passeios guiados, compras locais e restaurantes de interesse, são de extrema importância.
Outros passos importantes são: organizar sua vida financeira, determinar o quanto você pode poupar por mês para esse objetivo e colocar na ponta do lápis o quanto você precisa para quitar suas dívidas do momento.
Também é indicado cortar tudo que é supérfluo como: planos de telefonia pós pagos que nem sempre são necessários e podem sair do controle facilmente; priorizar a comida caseira que além de mais gostosa e saudável, também é mais barata; cuidado com compras pequenas e desnecessárias; buscar alternativas gratuitas para se exercitar como corridas ao ar livre e tomar cuidado com as compras parceladas a crédito pois os juros podem afundar seu orçamento e estragar seu planejamento de férias.
Vai ficar em casa nas férias?
No mês das férias o seu salário é superior ao normal, já o próximo, demora a chegar. Por esse motivo, é necessário que se priorize o orçamento doméstico pagando todas as contas mensais antes de sair para o descanso, tais como: aluguel, água, luz, internet e outros gastos fixos, de modo a não ter uma surpresa desagradável depois.
Mas para quem pensa que só existe diversão em viajar, existem algumas opções de passatempos que não pesam no bolso (se bem organizados) e podem proporcionar ótimos momentos em família como: parques, pracinhas, parques aquáticos, cinemas, clubes com campos de futebol, piscinas, playgrounds, brinquedotecas, salas de ginástica e salão de jogos.
O importante é pesquisar bem e se programar.
E para finalizar, também é recomendado não criar novas dívidas no cartão de crédito durante as férias, de modo a não sobrecarregar o orçamento quando o contracheque do mês seguinte vier.
Seguindo dicas simples é possível criar um planejamento para as férias sem sacrificar o divertimento e mantendo o orçamento em dia, guardando assim, somente boas lembranças e boas vibrações para começar um novo período de trabalho depois.