Por que você deve investir em uma boa educação financeira? Aqui estão pelo menos 4 bons motivos! (o #4 é fundamental)

Você já parou e refletiu sobre a educação financeira no Brasil? Como disciplinas obrigatórias temos física, biologia, matemática, entre outras, mas não temos finanças básicas.

Já pensou também em como isso afeta a nossa vida? A ausência de uma boa educação financeira é a maior causa de a dívida ser algo muito presente na vida de muitos brasileiros.

E a má administração do dinheiro traz preocupações, insônia ou péssimas noites de sono, discussões, aborrecimentos, tristeza por não poder realizar sonhos e até briga entre casais e entre família.

educação financeira

Você sabia que cuidar muito bem do dinheiro não é só fazer as contas? Colocar tudo na ponta do lápis é importante, mas a inteligência financeira vai além de planilhas. Trata-se de um comportamento e de escolhas conscientes!

Existe uma maneira de mudar o jogo e fazer o dinheiro trabalhar para você de forma inteligente.

Uma vez que, não há educação financeira no Brasil, investir nesse conhecimento pode ser a chave para você fazer melhores escolhas, e mais conscientes, e gerenciar melhor suas finanças, contribuindo para o seu bem-estar.

Em nossa sociedade há constantemente a propaganda voltada para o consumo. Comerciais de TV sugerindo consumir, gastar, usar o cartão de crédito e parcelar… Para todos os lados que você olhar você verá um estímulo, uma propaganda.

Se você não souber se comportar, controlar os impulsos e realizar escolhas conscientes, vai se deixar levar facilmente e o problema do endividamento pode passar a ser constante na sua vida. Confira abaixo 4 motivos que farão você investir em uma educação financeira agora mesmo:

1- Você vive melhor o presente

Antes de tudo, você precisa ter paciência e se dedicar. Assim como todo aprendizado, a educação financeira não ocorre da noite para o dia.

As lições que você irá aprender, serão no dia a dia. Mas, sabe o que é mais legal de os resultados acontecerem gradativamente? Quanto mais você se educar financeiramente e suas escolhas envolverem a inteligência, mais você viverá melhor, a curto e longo prazo.

2- Você reduz a chance de ser enganado

Aqui eu nem vou citar casos de negócios empresariais (o que acontece muito), vou sinalizar o básico: Você já comprou um produto, seja por impulso ou não, e quando ele chegou você percebeu que ele era inútil, ou que era melhor ter investido em outra coisa ou em uma marca de melhor da qualidade, ou simplesmente enjoou dele rapidamente?

Tudo isso poderia ser evitado se você soubesse administrar melhor seu dinheiro e tivesse controle para fazer ele trabalhar para você e não o contrário. Com uma boa educação financeira, você aprende a se blindar contra as tentações do consumo desenfreado e consegue fazer seu dinheiro render mais.

3- Você passa a dar maior valor a bens imateriais

Ok, você já entendeu que a educação financeira te proporciona um melhor controle de seus investimentos e de suas despesas. Mas, sabe o que você ganha com isso? Menos preocupações em relação a dívidas, cartões, aplicações financeiras, etc.

Com essa educação você administra melhor o seu dinheiro e, consequentemente, tem mais tempo e disposição para curtir aquilo que não tem preço: um passeio com o filho, uma conversa com amigos, uma noite de sono bem dormida, uma caminhada no parque com a família, entre outras coisas.

4- Você evita crises financeiras

educação financeira

Em meio a pandemia da COVID-19, percebemos mais do que nunca como é importante economizar e ter reservas financeiras. Infelizmente, vários negócios faliram e muitas pessoas se encontram em situação de dificuldade.

No entanto, com uma boa gestão financeira é possível passar por crises como essa e, até mesmo um desemprego, sem grandes consequências à sua qualidade de vida. Com a educação financeira você aprende a planejar e se preparar para tempos difíceis. Isso é um dos pilares para lidar bem com o dinheiro.

 

Percebeu como é importante investir em uma boa educação financeira? É válido também você procurar um bom consultor(a) de finanças, para te ajudar a analisar sua situação. Dessa forma, será possível preparar um programa destinado a te auxiliar a alcançar seus objetivos e metas financeiras, inclusive.

A maioria das pessoas só recorre a um consultor quando há alguma crise financeira, descontrole nas contas, dívidas, ausência de reservas, dúvidas quanto a produtos financeiros, etc. Mas há boas ocasiões em que a ajuda desse profissional pode ser bastante útil, por exemplo:

– O total de seus investimentos está alto, mais de três/seis vezes o seu salário;

– Você recebe um aumento de salário;

– Você recebe algumas ações ou títulos e não sabe se deve mantê-los ou não.

Se você tiver interesse em buscar essa ajuda, ou tiver dúvidas, entre em contato comigo.

Será um prazer te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *