Saiba que o dinheiro tem uma energia própria e gosta de ser bem tratado e respeitado.
Desde muito jovem já queria trabalhar. Sou a sexta integrante de uma família de dez irmãos. E trabalhar significava poder ter dinheiro. Aliás, dinheiro era coisa rara naqueles tempos.
Apenas mais tarde fui capaz de entender que trabalhar podia significar também expressar o meu próprio potencial.
Oficialmente comecei a trabalhar aos 17 anos como professora. Antes tinha dado aulas particulares. Graduei-me em Letras (Português-Inglês) e direcionei interesses e esforços para trabalhar em empresas. Fiz isso por muitos anos.
Galguei diversas posições como secretária bilíngue. E, devido a caminhos que só o destino sabe traçar, na última empresa em que trabalhei, fui escalada para trabalhar no Departamento Financeiro.
Como boa mineira que sou, de Santa Rita do Sapucaí, tal fase da minha vida me fez lembrar de um ditado da minha terra: “Um boi pra não entrar; uma boiada pra não sair”.
Já que eu fui direcionada para o Departamento Financeiro de uma empresa, e eu não sabia muita coisa sobre finanças, fui obrigada a aprender.
Hoje sou grata àquela oportunidade sofrida (mas preciosa) que me possibilitou aprender e muito. Sou grata também aos muitos professores que surgiram. Trabalhei muito, li, estudei, fiz treinamentos e posso dizer que tudo valeu muito a pena.
Em algum momento em 2003 resolvi traçar um Plano B. Algo do meu interesse que pudesse fazer quando não estivesse mais trabalhando naquela última empresa. Em 2004 o Plano B já estava traçado, testado e implantado.
Hoje presto serviços de consultoria financeira pessoal. Já são mais de catorze anos ajudando clientes a organizar as contas, economizar dinheiro, planejar, investir e a garantir ótimos resultados para sua vida financeira. E essa prática tem mostrado que há certos segredos para cuidar bem do dinheiro:
O que aprendi sobre o dinheiro
1. Evite ser uma pessoa “reclamona”. O dinheiro gosta de ficar em mãos de pessoas bem humoradas.
2. Trate bem o dinheiro. O dinheiro tem uma energia própria e gosta de ser bem tratado e respeitado. Dinheiro não aceita desaforo.
3. Entenda como você se relaciona com o seu dinheiro. E veja onde pode melhorar. Sempre há o que melhorar.
4. Evite desperdícios e tenha controle. Saiba exatamente o quanto você ganha, gasta e se falta ou sobra. Se faltar, faça ajustes e busque sobras. Se está sobrando, invista.
5. Tenha reservas para emergências. E uma reserva para poder também aproveitar as oportunidades que podem surgir na sua vida. Elas sempre surgem.
6. Aprenda a colocar o dinheiro para trabalhar para você. Busque conhecimento e aprenda sobre investimentos. Há diversas opções no mercado.
7. Faça sua lista de sonhos e trace metas para atingi-los. Sonhos adoram metas bem traçadas e adoram segui-las todas.
Um auxílio para você se planejar
Para ajudar os clientes a organizar as contas, poupar, economizar, quitar dívidas, investir, eu desenvolvi o programa Como mudar sua Vida Financeira para Enriquecer. Trata-se de um programa 100% online que você pode fazer de onde você estiver, na hora que você quiser e no seu ritmo.
Para você saber mais sobre esse programa que vai fazer você economizar dinheiro, tempo e energia, clique no link abaixo. Você será direcionado para uma página onde você terá todos os detalhes do treinamento.
PS: Artigo publicado originalmente no site As Poupadoras.