O ano está quase no fim. É tempo de olhar para frente, refazer os planos e vislumbrar novos horizontes. E falando em planejamento, já fez o seu para lidar bem com o dinheiro em 2021?
Mesmo com as dificuldades e, independente do valor que você ganha, é possível sim prosperar. Com uma boa educação financeira, um planejamento e novos hábitos, é certo que você conseguirá lidar bem com seu dinheiro e conseguir alcançar a independência financeira que tanto deseja.
Não adianta se vestir todo(a) de amarelo ou dourado achando que isso vai trazer mais riqueza para você. Dinheiro não dá em árvores e, se não correr atrás e se dedicar para alcançar esse objetivo, nada vai acontecer.
Além de todo o planejamento, controle de gastos, investimentos e sonhos, há uma coisa primordial que você tem que fazer para lidar bem com o dinheiro: mudar os hábitos.
Eu falo daqueles pensamentos negativos e sabotadores, conhecidos como crenças limitantes que te tiram do caminho para seu objetivo.
Então, se você quer atrair prosperidade, continue a leitura para descobrir se você tem algum deles e como faz para substituí-lo por uma crença fortalecedora.
“Ter muito dinheiro vai me tornar menos espiritual”
Eu sei que muitos líderes religiosos ajudaram o próximo e, assim, se tornaram inspirações espirituais para nós.
Ações de empatia, gratidão, gentileza, sorrisos… Tudo isso proporciona esse objetivo. Mas tem certas questões que somente com o dinheiro você vai poder ajudar.
Por exemplo, dar alimento, vestimentas, ajudar instituições…
Um grande exemplo disso é o movimento Giving Pledge (Compromisso de Doação) encabeçado por Bill Gates e Warren Buffett. Eles conseguiram convencer 40 bilionários, até o momento, a doarem mais da metade das suas fortunas, seja em vida ou após a morte.
Então, sempre que esse pensamento surgir, procure substituir por esse: “eu consigo ajudar mais pessoas com dinheiro ou sem dinheiro?”
“Não dá pra ficar rico com o país/economia do jeito que está”
Essa tá na moda… Repara só que quase sempre as crenças buscam culpar alguém ou uma situação.
Vamos pensar por outro ângulo? Por exemplo, já percebeu que, quando o país está indo muito bem, não são todas as pessoas que ficam mais ricas?
Para ser rico, você precisa se comprometer com esse objetivo. Ou seja, mudar os hábitos e possibilidades que te afastam dessa meta, sem ‘desculpinhas’.
Afinal, não adianta só querer ser rico e não fazer praticamente nada para alcançar isso, principalmente não saber lidar bem com o dinheiro.
Resumidamente, o foco nas oportunidades é a principal diferença. As pessoas de mentalidade pobre focalizam apenas os obstáculos, colocando-se continuamente no papel de vítimas.
Bora desconstruir esse pensamento?
“Dinheiro não traz felicidade”
Eu duvido que você já não tenha escutado, ou até mesmo dito essa frase.
A verdade é que ainda existe muita gente que não vê o dinheiro com bons olhos, que o associa a pessoas do mal. Somos levados a acreditar nisso desde sempre!
Um dos primeiros passos para lidar bem com o dinheiro é colocar em mente que ele é algo extremamente benéfico e necessário.
Pessoas ricas pensam: “Posso ter as duas coisas.” x Pessoas de mentalidade pobre pensam: “Posso ter uma coisa ou outra.”
A felicidade é uma das coisas boas da vida, não é? Como boas relações familiares, relacionamentos sólidos, boa saúde, ter o contentamento de ver os filhos crescerem fortes e positivos, etc…
Então, quer saber como o dinheiro ajuda nisso?:
– Dinheiro traz maior acesso à boa alimentação, práticas de exercícios físicos, melhores atendimentos e tratamentos médicos;
– Segundo o livro, Os Segredos dos Casais Inteligentes, do Gustavo Cerbasi, problemas financeiros são o segundo maior motivo de separação no mundo, perdendo apenas para infidelidade;
– Dinheiro permite que seus filhos tenham melhor qualidade de vida e de educação;
– Dinheiro possibilita alcançar a liberdade de você ter o estilo de vida que deseja;
– Dinheiro possibilita tempo para você ter momentos de lazer.
Desqualificá-lo na sua mente e na sociedade vai fazer o subconsciente entender como uma ordem para afastá-lo do dinheiro, afinal sua crença maior é a busca da felicidade.
Então, a forma de você lidar com o seu dinheiro interfere na sua saúde mental e vice versa. Quem está emocionalmente desequilibrado está agindo dessa forma também. Ou seja, quanto mais você cultivar pensamentos negativos, menos calma terá para administrar seu dinheiro.
Mudar esse pensamento é a solução para desbloquear os obstáculos no seu caminho para a riqueza e prosperidade e transformar a sua vida financeira de uma vez por todas.
Lembre-se de que confiança e conhecimento são importantes quando se trata de ganhar dinheiro. Portanto, prepare-se devidamente para isso em 2021!
Para ver mais dicas como essas, siga minhas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube. E se ainda ficou com dúvidas, entre em contato comigo.