Todo mundo merece ser rico e qualquer pessoa pode ganhar dinheiro. Então, por que muitos de nós mal conseguem pagar dívidas? As crenças limitantes sobre dinheiro são a raiz desse problema.
Desde pequenos, somos levados a acreditar em certas crenças que, na vida adulta, travam nosso crescimento e nos impedem de enriquecer.
O dinheiro nada mais é do que um conceito, é uma convenção de uma sociedade que possibilita trocas entre pessoas…
Para a maioria de nós, o conceito de dinheiro está atrelado a uma série de convicções pessoais. E é a partir dessas convicções, que desenvolvemos as crenças de que ele é algo bom ou mau.
E para te ajudar a entender melhor essas crenças limitantes sobre dinheiro, eu separei uma lista com as 5 principais crenças. Confira a seguir.
5 principais crenças limitantes sobre dinheiro
Você sabia que a visão que temos da riqueza pode nos impedir de conquistá-la?
Ou seja, se em nosso coração acreditarmos (ainda de modo inconsciente) que o dinheiro é uma coisa ruim e que tê-lo em grande quantidade é algo negativo, então é possível que, sem perceber, estejamos boicotando nosso empenho em alcançar a prosperidade.
Para te ajudar a identificar esses pensamentos, vou listar a seguir quais são e como se manifestam as 5 principais crenças limitantes sobre dinheiro.
Dinheiro não traz felicidade
A primeira e mais comum de todas as crenças limitantes sobre dinheiro é: Dinheiro não traz felicidade.
Para começar, eu quero que você pense em todas as pessoas ricas e pobres que conhece. Algumas são felizes e outras infelizes, certo? A questão é que o dinheiro não é o único fator para medir se alguém é feliz ou não.
Uma pesquisa publicada no Frontiers In Psychology entrevistou 2.799 pessoas de 12 países diferentes para entender a definição de felicidade. No geral, as principais respostas sobre o que mais gera felicidade foram: relações familiares, relacionamentos sólidos, boa saúde e ter o contentamento de ver os filhos crescerem fortes e positivos.
E se a gente parar pra pensar sobre essas respostas, o dinheiro pode, na verdade, facilitar a conquista de todas elas.
É claro que, buscar o dinheiro pelo dinheiro, não é uma atitude muito nobre e não traz felicidade alguma. Por outro lado, ele deve ser visto como um meio de você alcançar as coisas que trazem felicidade.
Então, o dinheiro pode sim trazer felicidade. Não tenha medo de ganhá-lo e ser feliz!
Quem tem muito dinheiro é desonesto
Qual o sentido de pobreza ser um pré-requisito para honestidade? Nenhum de nós pode garantir que alguém não é honesto apenas por ser rico. É possível sim, enriquecer sem roubar ou prejudicar alguém.
Por exemplo, temos o costume de julgar mal o sujeito que empreende, corre todos os riscos e se torna bem-sucedido. Isso acontece porque não percebemos que esses são os maiores criadores de riqueza e empregos no país.
Ao invés de entender como a pessoa chegou no topo, muitos duvidam do potencial genuíno, por não acreditarem ser possível. Há inúmeros milionários e bilionários no mundo, que construíram suas fortunas de forma honesta e começando do zero.
Ao invés de julgar, devemos aprender o que eles fizeram e copiar. Esse é o primeiro passo para eliminar mais uma das crenças limitantes sobre dinheiro.
Quem nasce pobre, morre pobre
Você sabia que 55,8% dos bilionários do mundo construíram sua própria fortuna? Isso é o que diz o “Censo de bilionários 2019”, realizado pela consultora de mercado Welth-X.
Isso só prova que nascer em berço de ouro não é um fator determinante para a riqueza. Então, se você não é um desses poucos privilegiados, fique tranquilo! Se muitos conseguiram construir suas riquezas sozinhos, você também pode.
E um dos primeiros passos para se libertar dessa, que é uma das principais crenças limitantes sobre dinheiro, é acreditar fortemente nisso!
Ganhar dinheiro é muito difícil
Essa é uma das crenças limitantes sobre dinheiro mais polêmicas. O que acontece é que esta crença, para a maioria das pessoas, foi implantada silenciosamente lá no fundo do inconsciente por nossos pais quando ainda éramos crianças.
Crescemos ouvindo frases como: “Apague essa luz, ou, seja rápido no banho, porque dinheiro não dá em árvore”. Ou seja, crescemos ouvindo que dinheiro é muito difícil de ganhar.
Mas agora veja por outro ângulo: Se você consegue desempenhar bem uma atividade e ela lhe proporciona algum tipo de receita. Isso deveria ser motivo de muito prazer e felicidade e não o contrário.
Portanto, o problema está na nossa mentalidade. Se você conseguir eliminar a crença de que o dinheiro é algo extremamente árduo de ganhar, vai conseguir prosperar facilmente.
Investimentos são só para ricos
Essa sem dúvida é umas das crenças limitantes sobre dinheiro que mais atrapalha a sua riqueza. Qualquer um pode investir, independente do valor que ganha hoje.
O problema é que se você acha, que só vai começar a investir quando tiver muito dinheiro, o que vai te levar a ter mais dinheiro?
Muitas pessoas ainda pensam que para começar a investir dinheiro são necessárias grandes quantias de dinheiro. A verdade é que esta crença ainda é muito presente, sobretudo pela falta de educação financeira e informação.
Isso significa que o que você precisa fazer para deixar essa crença de lado é: buscar conhecimento sobre como investir dinheiro. Hoje existe muita informação na internet, inclusive aqui no meu blog para ajudar você.
A propósito eu estou lançando o DESAFIO: Dinheiro Inteligente, que em 21 dias vai te ensinar como aplicar as regras da riqueza e transformar sua vida financeira.
E esse desafio é 100% online e gratuito. Ou seja, é de graça e você pode participar de qualquer lugar do país ou do mundo. Não tem desculpa!
Vamos juntos eliminar as crenças limitantes sobre dinheiro e mudar sua vida financeira? CLIQUE AQUI AGORA para fazer sua inscrição.
Para ver outras dicas e conteúdos exclusivos sobre finanças, me siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.
E se anda tiver dúvidas, entre em contato comigo. Será um prazer te ajudar!