Como cuidar do seu dinheiro para evitar crises financeiras

Cuidar do seu dinheiro pode ser um verdadeiro desafio se você não tiver em mãos as ferramentas certas, para fazer isso de forma organizada e planejada.

É por isso que, há mais de 10 anos tenho ajudado pessoas, casais, famílias, profissionais liberais e empresários a organizar melhor suas finanças pessoais e, consequentemente, a lidar melhor com seu próprio dinheiro, conquistar sonhos, investir e prosperar. 

O foco desse artigo é abordar o tema Finanças Pessoais, de forma prática e eficaz para que investidores, equilibrados ou devedores possam avançar e progredir financeiramente. 

 

Por que cuidar do seu dinheiro é tão importante?

cuidar do seu dinheiro

O assunto Finanças Pessoais se tornou importante porque atualmente o país passa por um período delicado: a taxa de desemprego aumentou, assim como a taxa de inadimplência. 

Inesperadamente, muitas famílias estão vendo que o custo da cesta básica aumenta dia a dia. Aqueles que possuem dívidas com cheque especial e cartão de crédito estão vendo sua dívida duplicar em pouco tempo. 

Provavelmente, você está percebendo que precisa fazer um esforço extra para cuidar do seu dinheiro. Só assim, vai fazer o salário sobrar no final do mês ou pelo menos que as contas fiquem equilibradas. Aliás, há muitas pessoas que estão pagando as contas com atraso ou até que estão deixando contas sem pagar, ficando inadimplentes. 

Contudo, se você se encontra em uma dessas situações deve estar se perguntando o por que de tudo isso. A causa dessa dificuldade é que você talvez não tenha aprendido a cuidar do seu dinheiro.

Talvez você tenha o desejo de gastar com mais sabedoria, de gastar menos com juros, de livrar-se de dívidas, fazer negociação com bancos, ter dinheiro sobrando, colocar o dinheiro para trabalhar para você. Entretanto, você até já tentou alguns controles, como montar uma planilha, mas não conseguiu resolver tudo isso sozinho… 

O mais importante é você saber que há uma solução para cuidar do seu dinheiro. Ela vai fazer você conseguir melhores resultados, além de economizar energia, tempo e dinheiro. E é essa solução que vou apresentar a seguir. 

 

5 passos simples para cuidar do seu dinheiro

cuidar do seu dinheiro

A maioria das pessoas acredita não ser capaz de cuidar do seu dinheiro. Mas eles não sabem que com o método certo, essa pode ser uma tarefa simples. Surpreendentemente, a solução para o problema está nos métodos 2Gs, 2Ds, 1i. Consiste em 5 passos simples e eficazes para cuidar do seu dinheiro.

 

Método 2Gs

O primeiro G do método para cuidar do seu dinheiro diz respeito a conhecer o GANHO LÍQUIDO: Quanto é que você realmente ganha? 

Primeiramente, pegue o número correspondente ao seu ganho bruto mensal. Depois, deduza dele todos os eventuais impostos (INSS, imposto de renda na fonte por exemplo) e todos os demais eventuais descontos que você tenha. 

O valor que sobrar será o correspondente ao seu ganho líquido. Será esse o valor com o qual você poderá contar para cuidar do seu dinheiro e organizar o seu planejamento financeiro de 30 dias. 

O segundo G refere-se ao saber o GASTO REAL. Você deve ser capaz de responder à seguinte pergunta: Para onde está indo o meu dinheiro? 

Para saber o gasto real você precisará lançar mão da ferramenta conhecida como ORÇAMENTO. E o orçamento deverá ser feito de modo simples. 

Para ajudar você saber para onde está indo o dinheiro, disponibilizamos o nosso modelo de orçamento. É um modelo ao mesmo tempo simples e eficaz. Com facilidade, você poderá confrontá-lo com o seu extrato bancário e mantê-lo atualizado diariamente para cuidar do seu dinheiro do jeito certo.

CLIQUE AQUI para acessar o modelo de planilha de orçamento.



Método 2Ds

O primeiro D para cuidar do seu dinheiro tem a ver com conhecer as Dívidas: O que você deve, quanto você deve, para quem, qual a taxa de juros, etc.

Primeiramente, responda às seguintes perguntas: Você paga financiamento de carro? De casa ou apartamento? Empréstimo bancário? Está fazendo uso do cheque especial? Tudo isso se refere a compromissos a saldar e precisam ser listados. 

Conhecer todos os compromissos assumidos de curto, médio e longo prazo dará a você o conhecimento do cenário financeiro pessoal. Além disso, vai ampliar sua capacidade de tomada de decisão. Para que fique mais fácil seu entendimento, libere a seguir seu acesso ao modelo da “Planilha de Dívidas”. 

CLIQUE AQUI para acessar o modelo de planilha de dívidas. 

O segundo D diz respeito à definir a estratégia de ação. Vamos supor que você após confirmar que suas contas estão estabilizadas percebeu que não tem uma reserva financeira…

O próximo passo é elaborar um plano de ação para fazer uma melhor gestão financeira, economizar, poupar para investir e cuidar do seu dinheiro. Libere a seguir seu acesso ao nosso exemplo do que pode ser uma definição de estratégia.

CLIQUE AQUI para acessar o modelo de planilha de definição de estratégia.

 

Método 1 i

O último ponto para cuidar do seu dinheiro, refere-se à implantação em si de todo o método. É o colocar “a mão na massa”, entrar em ação e fazer acontecer. 

Veja o passo a passo do que fazer: 

  • a) Analisar o horelite (contracheque ou demonstrativo de pagamento) e conhecer o ganho líquido.
  • b) Elaborar o orçamento mensal e conhecer o gasto real.
  • c) Preencher a planilha de dívidas com todos os detalhes para ter o cenário dos compromissos a saldar.
  • d) Definir a estratégia de ação: o que fazer exatamente.
  • e) Fazer o que for preciso para cuidar do seu dinheiro da melhor forma no seu cotidiano.

 

Agora que você conhece detalhadamente o método 2Gs, 2Ds e 1i: conhece o Ganho, o Gasto, a Dívida, pode definir a estratégia e implantar o método para cuidar do seu dinheiro do jeito certo.

Só que mais importante do que ter um método é você colocá-lo em ação. Por isso, comece hoje mesmo a levar em conta esses passos que apresentamos para realizar os seus objetivos financeiros. 

Para ver mais dicas como essas, siga minhas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube. E se ainda ficou com dúvidas, entre em contato comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *