Como obter melhores resultados nas finanças pessoais

Quando o assunto é finanças pessoais, como você se sente? Você conversa sobre finanças pessoais em família? Muitas pessoas se sentem desconfortáveis quando o assunto é “Finanças Pessoais”. Você é uma delas? Estou no mercado desde 2004 ajudando clientes a organizar as contas, economizar dinheiro, planejar, investir e a  garantir ótimos resultados para sua vida financeira. A experiência tem mostrado que muitas pessoas se sentem desconfortáveis quando o assunto é “Finanças Pessoais”. Você é uma delas?

Geralmente recebemos de nossa família poucas instruções a respeito, as escolas mal tocam no tema ou abordam levemente o controle de despesas, e vamos levando a vida financeira ou o controle financeiro como cremos ser o mais certo.

No entanto, você poderá descobrir que se deixar de pagar o preço da pressa e da preguiça trará melhores e relevantes resultados para sua saúde financeira: garantirá resultados e economizará dinheiro através de método fácil e prático: OLHE PARA O SEU DINHEIRO! VALORIZE O SEU DINHEIRO! Como ? Prossiga na leitura.

A primeira dica é “seja um comprador sem vergonha”. O que significa isso exatamente? Peça descontos em qualquer situação de compra, especialmente se for pagar à vista. Em mercados competitivos quem tem maior poder de barganha é o comprador com dinheiro na mão e não o vendedor. Muitos consumidores sentem vergonha de pedir descontos mas esse é um direito seu, de consumidor.  Use esta dica para valorizar seu controle financeiro. Seja um gestor financeiro eficiente para você mesmo.

A segunda dica é “aprenda a comprar bem”. E para isso é necessário ter disciplina, autocontrole e saber planejar e organizar os contas. Portanto, é absolutamente necessário fazer lista de compras antes de ir ao supermercado ou feira livre. Se você não fizer, correrá o risco de comprar demais ou de menos. Se demais, é possível que ocorra desperdícios. Se de menos, poderá ter que recorrer a novas compras em estabelecimentos de preços mais altos.

Terceira: “prepare sua lista de desejos”. Que bens você realmente deseja comprar? TV, celular, carro mais novo, reformar a casa, fazer uma faculdade ou pós graduação? Tudo isso requer planejamento, controle financeiro: o que será necessário adquirir primeiro, qual o preço aproximado, porque desejo comprar, etc. Decida-se por adquirir um bem por vez. Poupe primeiro, compre depois. Pague à vista, valorize seu dinheiro e ganhe descontos. Livre-se dos carnês. Comprar a prazo torna você mais pobre!

Quarta: “fique atento e reavalie seus gastos mensais”. Os planos que você possui de telefonia e TV são os mais adequados para você? Que tal fazer revisão geral visando redução de gastos? Você paga juros pelo uso do cheque especial, gasta mais do que ganha? Paga contas com atraso, com multa e juros? E aquela conta corrente aberta debitando tarifas de uma conta que você nem usa mais? Deixou de pagar a fatura integral do cartão de crédito? Nossa ! Seu dinheiro está indo para o ralo. Tome a decisão de reavaliar e readequar tudo! Seja seu gestor financeiro.

Quinta dica: “invista com sabedoria”. E como vão seus investimentos? Só conhece a tradicional Caderneta de Poupança e que já deixou de valer a pena há muito tempo? Pois já passou da hora de você sair à procura de mais informações financeiras. Não tem tempo? Que tal trocar as horas que você passa lendo e-mails particulares e batendo papo nas redes sociais por momentos interessantes de pesquisa e estudos? Você pode iniciar a pesquisa buscando informações no site do seu banco. Isso mesmo, os sites dos bancos oferecem a todos os correntistas informação financeira e de fácil compreensão para que você aprenda sempre mais. Com relação a investimentos, navegue pelo site do Tesouro Direto. Mesmo com recursos modestos você poderá adquirir títulos do Governo Federal e obter de forma segura rendimentos melhores dos que os  da Caderneta de Poupança. Pesquise, estude e depois invista.  E não se iluda,  a melhor pessoa para cuidar do seu dinheiro é você mesmo.

Sexta dica : “busque consultoria financeira”. Um consultor financeiro pessoal com experiência poderá ajuda-lo a cuidar melhor do seu dinheiro. Através de metodologia específica fornecerá a você ferramentas, informações, conhecimentos, além de análises específicas segundo suas necessidades. O consultor financeiro pessoal orientará você também como investir de acordo com o seu perfil.

Portanto, foque melhores resultados para sua vida financeira, aprenda como organizar suas contas e entre em ação agora ! Votos de sucesso !

Evanilda Rocha, consultora financeira, especialista em finanças pessoais, educação financeira, orçamento pessoal e planejamento financeiro. Autora do e-book “Como fazer sobrar dinheiro no final do mês”.  Para baixar seu e-book clique aqui: www.dinheirointeligente.com.br/ebook

Evanilda Rocha também é criadora do treinamento “Como Organizar sua Vida Financeira em 5 Passos Simples”.

Nota: Se você quiser falar diretamente conosco, mandar críticas, sugestões, comentários ou perguntas, mande um e-mail para contato@dinheirointeligente.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *